17 de dezembro de 2006

Goa (parte I) - "A História"

O meu interesse em falar sobre Goa vem a propósito de um documentário que um amigo me mostrou (Tierry) acerca de psychedelic party's em Goa.

Goa é uma cidade e estado da Índia. Situa-se entre Maharashtra a norte e Karnataka a leste e sul, na costa do Mar da Arábia, a cerca de 400 km de Bombaim. É um dos menores estados em território e população, e mais rico em PIB per capita da Índia. Goa a partir de 1510, foi a capital do Estado Português da Índia, tendo sido tomada pela União Indiana em 1961.
(in Wikipedia.org)

História
A primeira referência a Goa data de cerca de 2200 a.C., em escrita cuneiforme da Suméria, onde é chamada Gubio. Formada por povos de diferentes etnias da Índia, a influência dos sumérios aparece no primeiro sistema de medidas da região.Por volta de 1775 a.C. os fenícios se estabeleceram em Goa.No período védico tardio (1000-500 a.C.) é chamada, em sânscrito, Gomantak, que significa "terra semelhante ao paraíso, fértil e com águas boas". O Mahabharata conta que os primeiros arianos que chegaram a Goa eram fugitivos da extinção, pela seca, do rio Saraswati, noventa e seis famílias que chegaram por volta de 1000 a.C. A eles se uniram os Kundbis vindos do Sul, para, durante 250 anos, resgatar solo do mar, aumentando o espaço fértil entre este e as montanhas.Cerca de 200 a.C. Goa se tornou a fronteira sul do império de Ashoka: os dravidianos tinham sido empurrados para o sul pelos arianos, como refere a Geografia de Estrabão.Por volta de 530-550, Goa é citada como um dos melhores portos do Industão, sendo chamada de Sindabur (Chandrapur) ou Buvah-Sindabur pelos árabes e turcos. Depois do império Maurya (321-185 a.C.) Goa foi disputada por vários impérios em batalhas sangrentas.Por volta do século X Goa, então concentrada em torno do rio Zuari, prosperou pelo comércio com os árabes.Em 1347 caiu sob domínio islâmico, e muitos templos a deuses hindus foram destruídos.Em 1510 Afonso de Albuquerque, ajudado por um chefe hindu, tomou Goa dos árabes, que se renderam sem combate, por o sultão se achar em guerra com o Decão. Goa foi cobiçada por ser o melhor porto comercial da região. Os muçulmanos da região foram rechaçados, e em 1553 um quinto da região estava sob domínio português, recebendo o nome de Velhas Conquistas.Os governadores portugueses da cidade pretendiam que fosse uma extensão de Lisboa no Oriente e para tal criaram algumas instituições e contruiram-se várias Igrejas para expandir o cristianismo e fortes para a defender de ataques externos.A decadência do porto de Goa no século XVII foi conseqüência das derrotas militares dos portugueses para os holandeses, no oriente, que tornaram o Brasil e depois as colónias africanas o centro econômico de Portugal. Houve dois curtos períodos de dominação britânica (1797-8 e 1802-13) e poucas outras ameaças externas após este período.Durante o domínio britânico na Índia, muitos habitantes de Goa emigraram para Mumbai, Calcutá, Puna, Karachi e outras cidades. O isolamento de Goa diminuiu com as vias férreas a partir de 1881, mas a emigração em busca de melhores oportunidades econômicas aumentou.Em 1900 Goa teve seu primeiro jornal bilíngüe gujarati-português.Os ingleses deixaram a Índia em 1947, os franceses deixaram Pondicherri em 1954, mas o governo de Salazar se recusou a negociar com a Índia. Em 1961 o exército indiano invadiu Goa, encontrando pouca resistência. A parte urbana de Goa chama-se atualmente Panjim, apenas a parte histórica da cidade, que é pouco habitada, conserva o nome antigo.
(in Wikipedia.org)

2 comentários:

autopilote disse...

Goa é daqueles territórios que encerram em si algo de místico. Sobretudo para nós, portugueses. certamente resqúicios nosso passado colonial ali e tb da profusão de deuses, crenças, filosofias, culturas e povos que estiveram ou estão em Goa. E na Índia.

PS Fiquei foi curioso de saber mais sobre essas festas!

Pedro_S disse...

...quanto às festas, a saga continua num próximo capítulo...