10 de dezembro de 2006

As sete maravilhas... de Portugal e do Mundo

Pessoal, está aberta a votação para a eleição do mais emblemático monumento nacional. Quem quiser dar o seu voto, basta ir a http://www.7maravilhas.pt/index.html escolher os seus preferidos.
Um grupo de especialistas em áreas ligadas ao património elegeu, partindo de um total de 77 monumentos, as 21 obras arquitectónicas de relevo em Portugal. No entanto, a escolha final caberá aos portugueses, ou seja, a todos nós!
De destacar a inclusão de dois monumentos da região: o Convento de Cristo, em Tomar e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, vulgo Mosteiro da Batalha.

Inclusão justíssima quer pelo seu significado histórico (a batalha de Aljubarrota é um dos acontecimentos épicos da nossa história) quer pela sua importância artística (quem não conhece a fabulosa "janela manuelina" do Convento de cristo?).
As receitas obtidas através da campanha portuguesa serão aplicadas na restauração de um monumento nacional. Que diga-se, bem precisam!

E já agora estão também em votação as "7 Novas maravilhas do mundo". Novas porque já na Antiga Grécia foi feito um exercício semelhante (claro está que foi sem Internet). Contudo, e infelizmente, dessas maravilhas do mundo de então só nos restam as pirâmides do Egipto tendo desaparecido, entre outras, a Biblioteca de Alexandria e os jardins suspensos da Babilónia.
Podem votar em http://www.new7wonders.com/


É pena Portugal não ter nenhum monumento eleito. Contudo, e como reconhecimento pelo papel desempenhado por Portugal na História, caberá a Lisboa a cerimónia de apresentação dos resultados.

2 comentários:

Pedro_S disse...

Pena é que não tenham incluido o castelo de Ourém na votação, mas como o património português é tão vasto, é compreesível.

marco disse...

Peço desculpa,mas prefiro a votação da Banda Gastrica! Mas isso são gostos...
Saudações Gástricas