31 de julho de 2007

Nossos visitantes



Ola amigos bloguistas e todos que nos acompanham, bem andava eu a passear os olhos neste blog porreirissimo e olhando para as muitas informações que temos disponíveis reparei que já fomos visitados por pessoas de 15 países, Portugal, Brasil, Alemanha, Canadá entre outros, o que me chamou a atenção é que tivemos uma entrada da Eslováquia hehehehehe, até lá nosso blog já foi visto, bem fica o convite pra esse amigo se apresentar, e quem sabe um dia podermos conhecer a Eslovaquia, apreciar o seu bom vinho acompanhado de uma deliciosa sopa "kapustnica"......





Bem segue abaixo alguma informação que fui buscar sobre a grande nação da Eslovaquia:


Lingua oficial - Eslovaco
Capital - Bratislava
Presidente - Ivan Gasparovic
Primeiro Ministro - Robert Fico

Em area é o 126 maior
Em população é o numero 103 com 5.414.937 (senso de 2000)
Moeda - Coroa eslovaca (koruna, como eles dizem)
Hino nacional - Nad Tatrou sa blýska (quem conseguir cantar eu pago uma mini)
E quem quiser telefonar pra lá o código telefonico é o 421.

Geografia:

A paisagem eslovaca é digna de nota em especial pela sua natureza montanhosa, com os montes Cárpatos a desenrolarem-se ao longo da maior parte da metade norte do país.
O clima é temperado, com verões relativamente frescos e invernos frios, enevoados e húmidos.

Gastronomia
Como na República Checa, uma das especialidades mais típicas da cozinha eslovaca são os bunhuelos, que também são o alimento mais econômico, que o turista poderá encontrar. Entre os bunhuelos mais populares estão os bryndzove halusky, feitos com queijo de ovelha frito e bacon frito. A sopa mais conhecida é a kapustnica, um rico caldo ao que agrega-se repolho, presunto defumado, salsichas, cogumelos e maçãs. Um tira gosto muito habitual é o sunkova rolka cherenovou, que consta de uma fatia de presunto com creme temperada, com diversas ervas. As sobremesas mais típicas são as crepes (palacinky), especialmente as de chocolate.

Bebidas
Com a divisão do país, Eslováquia conservou os dois terços dos vinhedos da antiga república. O vinho eslovaco é de boa qualidade e muito barato. Existem também, excelentes vinhos espumosos. Encontrará além, as principais bebidas da Europa.

Fonte: Wikipédia.


Pessoal grande abraço e nos encontramos por ai nas festas....

2 comentários:

Pedro_S disse...

Excelente post Guga! É sempre bom termos visitantes de todas as nacionalidades, nem que sejam de trás -do-sol posto :)
Da Eslováquia conheço pouco, mas com este texto que escrevestes, o interesse em conhecer este país aumentou. É um excelente destino turístico da nossa velha Europa... e sempre tive curiosidade em conhecer eslovacas ;)

autopilote disse...

Pois, as eslovacas serão bem sugestivas, presumo!

Curiosos o nome do primeiro lá da terra: "Fico" (será ele teimoso?)

Obrigado pelo desafio da mini mas acho que não me atreveria a cantar o hino. Nem sequer o nome dele! Como é? "Nad Tatrou sa blýska "? Parece Kuduro!