13 de junho de 2007

Festarolas de Verão

Estamos em Junho. O calor já se vai fazendo sentir. Os dias são grandes. E à noite, apetece mesmo é sair de casa e ir para a rua beber uma cervejola.
Ora, o Verão é também tempo de festas populares. Em Lisboa, por exemplo, hoje mesmo comemora-se o Santo António. Ontem andou tudo naquela coisa das marchas, dos manjericos, da sardinha assada, da sangria... E hoje, feriado, está tudo a recuperar.
Pois bem, como muito bem sabem os leitores deste blog, também nas muitas aldeias deste país se comemora e muito nesta altura. Geralmente o pretexto é honrar o santo padroeiro local. Contudo, verdadeiramente o que sempre é celebrado nesta altura é o Verão. E com este vêm o calor, vêem as noites na rua, vem a boa disposição. Noutros tempos era também a época das colheitas, amealhando-se o que se plantara nos tempos de Inverno. Depois, com a partida de muitos para outras terras, a época das "festarolas" passou a significar o regresso de muitos deles à terra Natal para matar saudades. Eu ainda me lembro bem. Os "franceses" eram quase de outro planeta. Tinham ténis bons, e walkmans, e dinheiro para jogar nas máquinas e usavam brincos...
Mas quando chegava a festa, era para todos. E eu até estreava um fato novo e tudo. Bebia umas spur-colas geladas e com serradura colada à garrafa, comprava umas rifas (para ver se ganhava... cacos!) e à noite comia-se um frango assado debaixo da ramada de eucalipto que sabia melhor que qualquer um outro lá em casa. Já as francesas, essas, eram miradas de alto a baixo, não fosse escapar algum pormenor...
Coisa que nunca faltava era, claro está, a banda (dizíamos conjunto). Ao fim da tarde era um corropio para vê-los montar tudo. Colunas, fios, amplificadores, guitarras... E à noite era vê-los tocar as "modas" do ano.
Pois bem, sem querer generalizar, a verdade é que muitas vezes os famosos conjuntos anunciados com pompa e circunstância nos cartazes eram verdadeiros barretes. Maus músicos, vocalistas pirosas, aparelhagens da treta... Contudo, nunca, mas nunca mesmo me lembro de ter visto algo como esta banda que agora vos apresento. Lembram-se do "Final Countdown" dos Europe, mega-êxito dos anos 80? Então vejam esta versão... deliciosa!!!

3 comentários:

naki disse...

CREDO! De vez em quando ainda aparecem cantores maus nas festarolas, mas esses são de fugir!

nabisk disse...

O texto está espectacular, revejo-me perfeitamente nele.
A banda ainda não aqueceu, mas prometem. A detacar o vocalista e o homem do orgão. Bombasticos!!!(a relva em baixo está muito boa)

Pedro_S disse...

Pois é... as festarolas de Verão, aquelas em que o pessoal se junta pra "coboiada" e para os copos... Breve lá estaremos (Casal Branco, Zambujal, Vale da Perra, Fátima, Montelo, etc...)
O conjunto musical é um tipico exemplo das bandas que actuam nestas festarolas, embora hajam excepções... estes são sem sombra de dúvida um atentado às bandas hard rock dos anos 80 :)