26 de fevereiro de 2007

Oquestrada

Este sábado tive a oportunidade de assistir a um espectáculo de uma banda verdadeiramente original, os Oquestrada. Segundo os próprios, a sua música é "universal e indescritível" ousando uma "fusão única impregnada dos espírito do fado, do ska, do pop, do funaná e de outras histórias...". E eu concordo. Indescrítível é de certeza! E também universal já que vão passando por muitíssimas sonoridades, tão variadas e tão distintas entre si que juntas, poderiam ser uma colectânea de world-music. Na sua "quilometragem" já têm passagens por vários festivais em Portugal e em França. Mas acredito que o concerto de sábado tenha sido especial. Afinal de contas estavam a actuar "em casa" e perante o "seu público". Daí o á-vontade quase caseiro da banda que levou a vocalista a circular várias vezes pela sala interagindo com os espectadores.
Para enquadrar e colorir o concerto, não faltou uma adequada decoração da sala, com cadeiras, mesas, mesinhas-cabeceira, candeeiros, luzes de natal... num ambiente que junta o clássico e intimista com o festivo e boémio. Bem ao gosto da sua música portanto. Com as devidas diferenças e... sem cornetas (mas com um "contrabacia"!!), são talvez a "No smoking orchestra" portuguesa. Emir Kusturica que se cuide!

5 comentários:

naki disse...

Eu estive presente nesse concerto na Incrível e gostei muito. Nunca pensei que fosse encontrar uma banda tão diversificada, divertida e boa música. Se tiverem oportunidade de ver, é a não perder.

Pedro_S disse...

Realmente não conhecia esta banda e o som parece-me muito bom, faz-me lembrar Yann Tiersen... acho que tem futuro! Se já actuaram em França já é meio caminho andado para terem sucesso, e espero que sim!

Anónimo disse...

muito bom.
já os tinha visto no salão brazil em coimbra e foi um concerto brutal

Sassi disse...

Vi-os ontem ao vivo em Leiria! Não conhecia e adorei. Simplesmente fantástico e viciante. Aconselho a todos.

Anónimo disse...

Já tive a feliz oportunidade de os ver e ouvir em Novembro passado, em Lisboa.... fiquei mpresisonada com a qualidade e originalidade do grupo. alegria e melodia contagiantes!
Parabéns Oquestrada!