26 de fevereiro de 2007

Oquestrada

Este sábado tive a oportunidade de assistir a um espectáculo de uma banda verdadeiramente original, os Oquestrada. Segundo os próprios, a sua música é "universal e indescritível" ousando uma "fusão única impregnada dos espírito do fado, do ska, do pop, do funaná e de outras histórias...". E eu concordo. Indescrítível é de certeza! E também universal já que vão passando por muitíssimas sonoridades, tão variadas e tão distintas entre si que juntas, poderiam ser uma colectânea de world-music. Na sua "quilometragem" já têm passagens por vários festivais em Portugal e em França. Mas acredito que o concerto de sábado tenha sido especial. Afinal de contas estavam a actuar "em casa" e perante o "seu público". Daí o á-vontade quase caseiro da banda que levou a vocalista a circular várias vezes pela sala interagindo com os espectadores.
Para enquadrar e colorir o concerto, não faltou uma adequada decoração da sala, com cadeiras, mesas, mesinhas-cabeceira, candeeiros, luzes de natal... num ambiente que junta o clássico e intimista com o festivo e boémio. Bem ao gosto da sua música portanto. Com as devidas diferenças e... sem cornetas (mas com um "contrabacia"!!), são talvez a "No smoking orchestra" portuguesa. Emir Kusturica que se cuide!

25 de fevereiro de 2007

Passatempo

Se não tens nada que fazer, nem batatas para semear, então conta os pontos negros da imagem seguinte:

23 de fevereiro de 2007

Frase do dia

"ADEMUS AD MONTEM FODERE PUTAS CUM PORRIBUS NOSTRUS"


Tradução:

"Vamos à montanha plantar batatas com as nossas enxadas"



O que é que estavam a pensar? Se soubessem latim não pensavam parvoíces!

20 de fevereiro de 2007

Entrudo

O Entrudo, como eu lhe prefiro chamar em vez de Carnaval, por me soar “mais português” e fazer lembrar as velhas tradições do nosso país, é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, nas vésperas da Quaresma. Estes festejos simbolizavam o "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo "Carnaval".
Cada local tem os seus próprios costumes, em Portugal a tradição mantêm-se em Podence, Ovar, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, destacando-se o de Torres Vedras, Carnaval de Torres, por possuir o Entrudo mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição rejeitando o samba e outros estrangeirismos... Juntamente com o Entrudo de Canas de Senhorim com perto de 400 anos e tradições únicas como os Pizões, as Paneladas, Queima do Entrudo, Despique e muitas outras...
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. As cidades de Paris e Veneza serão os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro inspiraram-se no Carnaval francês para implantar as suas novas festas carnavalescas.


Frase do dia.

uma frase um pouquinho ordinaria, mas ai vai....

"Enquanto não encontro a certa, me divirto com a errada."

as vezes é assim....

abraço a todos

18 de fevereiro de 2007

Escolha da Semana V - "Dona Maroca" - Rouxinol Faduncho

Ainda a propósito do post anterior acerca do Fado, deixo aqui um video daquele que é o verdadeiro fadista vadio :D , o Marco Horácio vestindo a pele de Rouxinol Faduncho. Uma espécie de Badaró do fado como ele própio diz. Meus senhores e minhas senhoras, silêncio que se vai cantar o fado.

15 de fevereiro de 2007

Frase do dia

"Nascemos num campo limpo e morremos numa floresta"
Provérbio Russo

O que acham deste provérbio?

Ó vadio - Fado na Tasca do Chico

São mais ou menos conhecidas as origens do fado. Na sua origem estarão as modinhas e o lundum, expressões musicais resultantes do choque cultural entre europeus e africanos no Brasil português. Esses novos ritmos vindos de além-mar rapidamente se introduziram em Portugal combinado-se com a música tradicional portuguesa e originando assim, o Fado.
Foi entre a "arraia miúda" que o Fado se desenvolveu. Ramalho Ortigão, em "As Farpas" apelida os fadistas de "criminosos tolerados".
Já em pleno Estado Novo pode-se dizer que havia dois tipos de fado: o fado aristocrata, profissional, cantado em espaços fechados e onde era facilmente controlado pela polícia; e o fado "vadio", cantado em tabernas e casas de alterne nos escuros bairros lisboetas como a Mouraria ou o Bairro Alto.
É esse fado chamado vadio que é praticado na "Tasca do Chico", uma taberna no Bairro Alto onde esse espírito continua a ser reavivado todas as segundas e quartas-feiras. Ali, quem quer cantar.. que avance. Sem dinheiros nem cachet mas seguramente com a consolação e o desabafo do Fado.
Ora, sendo uma "tasca" e outra "adega", mas ambas "do chico", eis aqui um bom pretexto para postar sobre o fado. E lembremo-nos, a "Adega do Chico" também já teve o seu fadista: o Manecas. Houvesse por lá mais e quem sabe, se também não haveria fado ao desafio para acompanhar um bom copo de vinho.

♪ ♪ ♪

Bifanas, sandes, presunto
que se come e gosta tanto
e não se pára de beber

♪ ♪ ♪

14 de fevereiro de 2007

Dia dos Namorados!


Hoje comemora-se o Dia dos Namorados, o chamado dia de S. Valentim. Se quiserem saber um pouco da história cliquem aqui.
É claro que não vou escrever sobre o amor, ou escrever frases românticas, etc. etc. etc., para animar isto, deixo-vos antes umas anedotas que abordam o tema de hoje, espero que gostem:
___________________________________________________
"Um casal de namorados vai até a uma livraria e compra um desses livros que se intitulam manuais de posições sexuais. Lêem o livro, animam-se e decidem ir para um motel experimentar algumas das sugestões do livro. Após terminarem, o namorado faz a clássica pergunta:
— E então? Gostaste?
— Gostei mais do filme"
___________________________________________________
"Um casalinho de namorados estava num banco de jardim, beijo daqui beijo dali, apalpadelas, beliscões. Até que ele lhe pergunta se pode meter o dedinho na coisinha dela. Ela faz-se muito esquisita e depois de muita insistência ela lá concorda:
- Mas com cuidado que sabes muito bem que eu quero casar virgem.
- Está bem, vais ver como tu até gostas! Passado um bocado ela lá consegue disfarçar e fazer uma cara de zangada:
- Zé, pára que me estás a magoar com o anel!
- Mas filha, não é o anel que eu tirei-o... Só se for o relógio!"
__________________________________________________
"Um jovem estava num baile e era apaixonado por uma rapariga mais velha que ele. Quando o conjunto começou a tocar, a jovem entra no salão e o adolescente, cego pela paixão, vai ter com a mulher amada:
- Dás-me o prazer desta dança?
- Eu não danço com crianças!
- Desculpa, não sabia que estavas grávida. "

13 de fevereiro de 2007

Especialmente para ti Marta



Este post é inteiramente dedicado à bloguista Marta. Como vês não é assim tão difícil escrever qualquer coisa!
Espero que não te zangues comigo por ter colocado esta foto no blog sem a tua autorização. Nem tu nem a tua amiga Super Bock, claro!
Lembras-te desta noite? Foi no dia dos anos do Piço, que curiosamente foi o primeiro post oficial deste magnífico blog.
Agora que já estão feitas as apresentações ficamos a aguardar por um post teu!

11 de fevereiro de 2007

Politicamente (in)correcto

Vejam só este mocas! É de matar a rir este Rumsfeld, um verdadeiro palhaço!

Frase do dia

Antes censurar abertamente do que odiar em silêncio.
(provérbio árabe)

7 de fevereiro de 2007

exposição de fotografia


Todos nós gostamos de estar á janela. Ficarmos ali, parados, sem razão nenhuma, só observando. Vemos quem passa, os carros, os gatos, os pardais, até o sol e as nuvens. Pensando em tudo e em nada que por vezes é a mesmíssimima coisa.
Esta atitude, meia reflectiva meia divagante é pois própria do ser humano. E mais não é que um reflexo do profundo mistério que o mundo continua a ser para nós.

(cadáver humano)

Foto de José Mendes Almeida presente na mostra de fotografia "Ao lado" exposta na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro

3 de fevereiro de 2007

Portugal x Brasil


Façam suas apostas, escolham o seu lugar na mesa e manda vir uma rodada de minis.
É já na terça feira que se joga o Portugal x Brasil, fica ai um amigável de um confronto que pordia ter acontecido no mundial da Alemanha, mas infelizmente não deu.
Mas mesmo assim tem muito o que se dizer deste jogo, vou me sentir uma ilha brasileiria em meio aos amigos portugueses. Bem no ultimo confronto vitória de Portugal por 2x1, os brazucas tem essa derrota atravessada.
Com a certeza de um bom jogo com estas 2 seleções do "top ten" mundial boa sorte a todos e que vença o melhor. (Brasil "ora pois")

abraço a todos