12 de janeiro de 2007

As Cidades Obscuras

Há por aqui fãs de Banda Desenhada?

Eu desde miúdo que aprendi a gostar de BD. Primeiro com os livros da Disney. Adorava o Donald! Depois o Ásterix, o Tintim, o Lucky Luke...

Ainda hoje não resisto a uma boa "história aos quadradinhos". E recentemente descobri uma série que me tem fascinado. Trata-se da série franco-belga " As Cidades Obscuras", da dupla François Schuiten/Benoît Peeters.

No fundo trata-se de uma série de viagens a um mundo paralelo ao nosso, mundo esse com cidades como Xhystos, Mylos, Samaris ou Urbicanda. Acontece que essas cidades têm ambientes verdadeiramente estranhos, esmagadores, sufocantes, enfim, obscuros. Em cada álbum vamos acompanhando um ou mais habitantes num deambular pela sua cidade na qual eles próprios se sentem tão estranhos e abismados como nós proprios.
A reforçar o ambiente, repito, estranhissímo, que vamos descobrindo, encontramos uma arquitectura urbana que, estando próxima do futurismo do início do século XX, está muito (mas mesmo muito) para além do alguma vez feito.

Infelizmente a série tem sido publicada em Portugal de forma intermitente sendo que só agora, com a Witloof parece que virá ser publicada na íntegra. Agradece-se! Até porque se trata, sem dúvida de uma colecção capaz e merecedora de despertar um verdadeiro culto.

Aqui ficam algumas imagens... para despertar o interesse!






4 comentários:

Pedro_S disse...

Parece ser bem interessante. Por acaso quando era miudo também cheguei a ler algumas BD do Tio Patinhas, Pato Donald e Asterix, com o passar do tempo deixei de ler BD, mas com esta sugestão de "As Cidades Obscuras" talvez ainda vá retomar esse velho hábito da leitura de BD's...

naki disse...

E olha que não te arrependes Pedro. A BD não é só para crianças, fazem-se BD's para adultos muito interessantes como esta que o Hélder apresentou. Recomendo.

autopilote disse...

Pois ninja, a ti recomedo-te esta série fundamentalmente por um elemento que está presente nas BDS: a arquitectura dos edifícios.

Anónimo disse...

bom comeco