19 de setembro de 2009

Pieter Brueghel, "o velho" e os Fleet Foxes

Vocês já o descobriram, a pintura dos holandeses do séc. XVI é uma das minhas paixões, sobretudo Pieter Brueghel, o velho (veja-se aquando dos Dead can Dance em Vídeo da semana).
Pintor de cenas populares e rurais de onde emerge um sentimento imensamente absurdo e expositor da loucura humana, este flamengo volta à Adega do Chico a pretexto da capa do álbum de estreia dos Fleet Foxes, Fleet Foxes, 2008, ed. Sub Pop, desta vez em Vídeo da semana.

Provérbios holandeses (pormenor), 1559, Pieter Brueghel, o velho (1525-1569)

2 comentários:

naki disse...

Já conhecia o quadro e acho-o espectacular. É um pouco confuso, com cenas cruzadas, indiferentes ao que se passa ao lado. Está o caos instalado.
Quando a Fleet Foxes só tenho a dizer que foi uma boa escolha para o video da semana. Os bonecos até se assemelham um pouco aos bonecos do quadro,não acham? Não digo em relação ao caos, mas às figuras. O som é também muito agradável, tem qualquer coisa de tribal, para mim. Tb sentem isso?

autopilote disse...

Sim, concordo, claro. Não é por acaso que este quasro está na capa do disco deles. Muito caos mas também muita inocência.