24 de dezembro de 2006

Jantar de Natal

Ontem dia 23 de Dezembro lá fomos a mais uma jantarada. Desta vez foi no "Paço do Conde" em Ourém, espaço alugado temporariamente pela Adega Típica Chico Sto. Amaro, uma vez que esta estará encerrada por tempo indeterminado nas suas instalações na localidade de São Sebastião, Ourém. Verdade seja dita, o espaço até é bem agradável, possui vista para o castelo e está bem localizado no que concerne à vida nocturna, isto porque está a uns escassos metros do “Art Caffe”, logo qualquer excesso provocado no jantar não trará o inconveniente de ter de conduzir para muito longe, uma vez que dali vamos a pé até ao “Art Caffe”.
O jantar, como sempre, foi bem regado com muita vinhaça (um bocado azedo, mas ao fim de uns copos é tudo bom!) e boa disposição. As carnes grelhadas, arroz de feijão, batatas fritas e salada eram apenas o acompanhamento.
Para o fim do jantar, já perto da 01h00 lá nos conseguiram convencer a sair com alguma insistência, porque nós até nem estávamos mal.
Dali alguns de nós fomos até ao Art, onde estava a actuar a banda “Quem é o Bob?”, e assim foi uma noite bem passada…

O Xote das Meninas

Marisa Monte interpretando O Xote das Meninas, um "clássico" do forró brasileiro. Pra quem não conhece o trabalho desta cantora brasileira, vale a pena conhecer, é uma interprete fantástica. Dos trabalhos mais conhecidos destaca-se o projeto Tribalistas com Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes. Enjoy!!!


http://www.youtube.com/watch?v=yAbUprTzL5Y

23 de dezembro de 2006

Feliz Natal!














Feliz Natal
Happy Christmas
Joyeux Noël
Feliz Navidad
Fröhliches Weihnachten
Natale Felice
Gelukkige Kerstmis
счастливое рождество
ευτυχή Χριστούγεννα

A Adega do Chico deseja um Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos.
Aos portugueses que se encontram espalhados por esse mundo fora, desde a França, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Suiça, Alemanha, etc... e a todo o povo do Brasil, vai um especial abraço

20 de dezembro de 2006

17 de dezembro de 2006

Goa (parte I) - "A História"

O meu interesse em falar sobre Goa vem a propósito de um documentário que um amigo me mostrou (Tierry) acerca de psychedelic party's em Goa.

Goa é uma cidade e estado da Índia. Situa-se entre Maharashtra a norte e Karnataka a leste e sul, na costa do Mar da Arábia, a cerca de 400 km de Bombaim. É um dos menores estados em território e população, e mais rico em PIB per capita da Índia. Goa a partir de 1510, foi a capital do Estado Português da Índia, tendo sido tomada pela União Indiana em 1961.
(in Wikipedia.org)

História
A primeira referência a Goa data de cerca de 2200 a.C., em escrita cuneiforme da Suméria, onde é chamada Gubio. Formada por povos de diferentes etnias da Índia, a influência dos sumérios aparece no primeiro sistema de medidas da região.Por volta de 1775 a.C. os fenícios se estabeleceram em Goa.No período védico tardio (1000-500 a.C.) é chamada, em sânscrito, Gomantak, que significa "terra semelhante ao paraíso, fértil e com águas boas". O Mahabharata conta que os primeiros arianos que chegaram a Goa eram fugitivos da extinção, pela seca, do rio Saraswati, noventa e seis famílias que chegaram por volta de 1000 a.C. A eles se uniram os Kundbis vindos do Sul, para, durante 250 anos, resgatar solo do mar, aumentando o espaço fértil entre este e as montanhas.Cerca de 200 a.C. Goa se tornou a fronteira sul do império de Ashoka: os dravidianos tinham sido empurrados para o sul pelos arianos, como refere a Geografia de Estrabão.Por volta de 530-550, Goa é citada como um dos melhores portos do Industão, sendo chamada de Sindabur (Chandrapur) ou Buvah-Sindabur pelos árabes e turcos. Depois do império Maurya (321-185 a.C.) Goa foi disputada por vários impérios em batalhas sangrentas.Por volta do século X Goa, então concentrada em torno do rio Zuari, prosperou pelo comércio com os árabes.Em 1347 caiu sob domínio islâmico, e muitos templos a deuses hindus foram destruídos.Em 1510 Afonso de Albuquerque, ajudado por um chefe hindu, tomou Goa dos árabes, que se renderam sem combate, por o sultão se achar em guerra com o Decão. Goa foi cobiçada por ser o melhor porto comercial da região. Os muçulmanos da região foram rechaçados, e em 1553 um quinto da região estava sob domínio português, recebendo o nome de Velhas Conquistas.Os governadores portugueses da cidade pretendiam que fosse uma extensão de Lisboa no Oriente e para tal criaram algumas instituições e contruiram-se várias Igrejas para expandir o cristianismo e fortes para a defender de ataques externos.A decadência do porto de Goa no século XVII foi conseqüência das derrotas militares dos portugueses para os holandeses, no oriente, que tornaram o Brasil e depois as colónias africanas o centro econômico de Portugal. Houve dois curtos períodos de dominação britânica (1797-8 e 1802-13) e poucas outras ameaças externas após este período.Durante o domínio britânico na Índia, muitos habitantes de Goa emigraram para Mumbai, Calcutá, Puna, Karachi e outras cidades. O isolamento de Goa diminuiu com as vias férreas a partir de 1881, mas a emigração em busca de melhores oportunidades econômicas aumentou.Em 1900 Goa teve seu primeiro jornal bilíngüe gujarati-português.Os ingleses deixaram a Índia em 1947, os franceses deixaram Pondicherri em 1954, mas o governo de Salazar se recusou a negociar com a Índia. Em 1961 o exército indiano invadiu Goa, encontrando pouca resistência. A parte urbana de Goa chama-se atualmente Panjim, apenas a parte histórica da cidade, que é pouco habitada, conserva o nome antigo.
(in Wikipedia.org)

12 de dezembro de 2006

Apocalypse Now

Hipnótico! É este o adjectivo certo para classificar um filme como Apocalypse Now!
Willard, um jovem tenente, é enviado para o Vietname exclusivamente com uma missão: aniquilar Kurtz, um coronel americano renegado, que sucumbiu aos horrores da guerra e se barricou num remoto campo militar, algures na floresta do Cambodja.
É este o ponto de partida. Daí para a frente, entramos numa espiral de terror e violência, onde o absurdo da guerra está sempre bem presente.
A chegada a Saigão, o ataque de helicópteros ou a interminável subida do Vietcong são cenas absolutamente memoráveis e que fizeram com que este filme seja, ainda hoje, considerado como uma das obras-primas da história do cinema.

Para quem não viu, aqui fica um aperitivo. Para abrir o apetite.

Sonic Youth

Mesmo sendo uma das bandas de referência obrigatórias para o mundo da música dita alternativa e até para o pop/rock em geral, a verdade é que não conhecia muito da carreira desta "juventude sónica".
Mas "Incinerate", o single extraído do último álbum "Rather Ripped" despertou-me imenso o interesse e desde então para cá a música dos Sonic Youth tem estado em destaque cá em casa!
Senhores e senhoras, Incinerate, Sonic Youth, na Aldega do Chico

10 de dezembro de 2006

Escolha da semana III

Esta semana deu-me para ouvir uma banda chamada Snot, não sei porquê, uma vez que já há uns anos que andava saturado de ouvir bandas da cena nu-metal norte americana. Entrou-me uma música no ouvido e tive de ir procurar o cd (vício). Lá o encontrei na prateleira já com algum pó acumulado devido à falta de uso.
Os Snot a par dos Korn e Soulfly foram os pioneiros da cena nu-metal, um estilo musical que explodiu no final dos anos 90 e actualmente saturado devido à quantidade de bandas que apareceram e a falta de originalidade de muitas delas. Os Snot extinguiram-se, não por falta de qualidade mas devido à morte do seu vocalista Lynn Strait, que por sinal faleceu no dia 11 de Dezembro de 1998, ou seja, está agora a fazer 8 anos desde esse trágico dia.
Quando o estilo nu-metal estava no auge os já extintos Snot ainda tinham músicas compostas para aquele que seria o seu segundo álbum, que não chegou a ser gravado devido ao trágico acontecimento. Para homenagearem Lynn Strait os elementos dos Snot convidaram vários vocalistas para assim darem voz ás musicas que ainda não tinham sido gravadas. Desses vocalistas destacam-se o Jonatan Davis dos Korn, o Max Cavalera dos Soulfly, o Serj dos System Of A Down, o Fred Durst dos Limp Bizkit, o Corey Taylor dos Slipknot, etc, etc…
Assim sendo, para recordar Lynn Strait, deixo aqui uma musica desse tal álbum, chamada “Angel's Son” que é interpretada por Lajon Witherspoon dos Sevendust

As sete maravilhas... de Portugal e do Mundo

Pessoal, está aberta a votação para a eleição do mais emblemático monumento nacional. Quem quiser dar o seu voto, basta ir a http://www.7maravilhas.pt/index.html escolher os seus preferidos.
Um grupo de especialistas em áreas ligadas ao património elegeu, partindo de um total de 77 monumentos, as 21 obras arquitectónicas de relevo em Portugal. No entanto, a escolha final caberá aos portugueses, ou seja, a todos nós!
De destacar a inclusão de dois monumentos da região: o Convento de Cristo, em Tomar e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, vulgo Mosteiro da Batalha.

Inclusão justíssima quer pelo seu significado histórico (a batalha de Aljubarrota é um dos acontecimentos épicos da nossa história) quer pela sua importância artística (quem não conhece a fabulosa "janela manuelina" do Convento de cristo?).
As receitas obtidas através da campanha portuguesa serão aplicadas na restauração de um monumento nacional. Que diga-se, bem precisam!

E já agora estão também em votação as "7 Novas maravilhas do mundo". Novas porque já na Antiga Grécia foi feito um exercício semelhante (claro está que foi sem Internet). Contudo, e infelizmente, dessas maravilhas do mundo de então só nos restam as pirâmides do Egipto tendo desaparecido, entre outras, a Biblioteca de Alexandria e os jardins suspensos da Babilónia.
Podem votar em http://www.new7wonders.com/


É pena Portugal não ter nenhum monumento eleito. Contudo, e como reconhecimento pelo papel desempenhado por Portugal na História, caberá a Lisboa a cerimónia de apresentação dos resultados.

9 de dezembro de 2006

Curiosidade

Pode-se dizer quer eram cruéis, desordeiros, criminosos, mas até os piratas tinham o seu Código de Conduta, leis que eram seguidas a risca e que ninguém se atrevia a desrespeita-las.

Código escrito por Bartholomew Roberts, conhecido por Bart, o negro, e seguida por todos os capitães piratas.

I
Todos os homens têm voto nos assuntos do momento e têm igual direito a provisões frescas ou a licores fortes, a qualquer momento desejado e podem usá-los a seu bel-prazer, a não ser que escassez torne necessário, para o bem de todos, votar o racionamento.

II
Todos os homens só têm de ser chamados no seu turno, seguindo a lista, pois eles podem, nos seus turnos, descansar e fazer algo livremente, mas se eles defraudarem a Companhia no valor de um dólar no prato, jóias ou dinheiro, têm o castigo de serem abandonados numa ilha deserta. Se o roubo ocorrer apenas para com qualquer outro marinheiro da tripulação, eles contentam-se cortando as orelhas e o nariz ao culpado, e deixando-o numa costa inabitada, não num sítio qualquer, mas num sítio onde navios o possam encontrar.

III
Nenhuma pessoa pode jogar às cartas ou aos dados por dinheiro.

IV
As luzes e as velas têm de ser apagadas às oito horas da noite. Se alguém da tripulação, depois dessa hora querer continuar a beber, terá de o fazer no convés.


V
Têm de manter as suas peças, pistolas, e restantes armas limpas e prontas para batalhar.

VI
Nenhum rapaz ou mulher é permitido(a) estar entre homens. Se algum homem for encontrado a seduzir ou a fazer sexo, e levá-la até ao mar, disfarçando, ele sofrerá a morte.

VII
Quem abandonar o seu navio ou o posto de combate, deverá ser castigado com a morte ou ser abandonado numa ilha deserta.

VIII
As disputas de todos os homens devem ser terminadas em terra com os alfange.


IX
Nenhum homem pode falar em desistir da vida de pirata, sem antes ter partilhado 1.000 libras (£1.000 ou 1.000 libras, é o equivalente a cerca de 1.473€). Se para isso, algum homem tiver de perder um membro, ou tornar-se incapacitado para o seu serviço, ele teria de ter 800 dólares (cerca de 628,61€), fora do armazenamento público, e por ferimentos, proporcionalmente.


X
O capitão e o contramestre têm de receber dois quinhões do saque. O imediato, o mestre, o oficial e o homem de armas, um quinhão e meio, e outros oficiais, um quinhão e um quarto.


XI
Os músicos podem descansar no dia religioso de Sabbath (Sábado entre os judeus, Domingo entre os cristãos), apenas à noite, mas nos outros seis dias e noites, não poderão descansar sem um favor especial.

5 de dezembro de 2006

Frase do dia

"A verdade não existe, o que existe é a verdade de cada um" (Platão)

Sábado à Noite

Aqui fica o registo de como se passa tranquilamente uma noite na "Adega do Chico".
Primeiro o jantar. Orelha de porco, queijo e presunto de entrada, assados com arroz de feijão como prato, tudo acompanhado com umas garrafinhas de vinho. No fim o inevitável cafézinho remata uma bela jantarada que, esperamos, se venha a repetir mais vezes.

Já no café, rapidamente se encontram alguns dos "convivas" habituais. E, conversa puxa conversa, ente licores e minis, rapidamente se passa o tempo.


Desta vez pode-se dizer que a conversa foi bastante abrangente, variando entre o inevitável futebol (com o Sporting-Benfica como pano de fundo), a actualidade política e até questículas ambientais. No final, percebeu-se que nem toda a gente concordava com o mesmo, o que diga-se, é bastante bom. E toda a gente tem teorias sobre tudo. Claro que algumas são um pouco mais "rebuscadas". Senão oiçam o Branquinho!


O Benfica-Sporting do dia anterior ainda estava bem presente. Veja-se o ar do Caliço, ainda a "aterrar" depois da vitória do SLB.


O "staff" da casa é que já merecia um descanso depois do aperto da hora do jantar.



Quem estava ansioso que o pessoal bazasse era o pessoal da casa. Afinal de contas, é sábado à noite e há uma noite para curtir.

Mas ainda houve tempo para a "abaladiça", por vezes também chama de "sossega".

3 de dezembro de 2006

Escolha da Semana II

Aqui há uns anos, andava eu praí no 8º ou 9º ano, lembro-me de ir ver o filme "The Crow" (protagonizado pelo Brandon Lee) com os meus amigos da turma no bar Primavera (que era de uma colega da turma). Bons velhos tempos, aqueles tempos em que o tempo parecia passar devagar. Do filme, ficou-me na memória esses bons velhos tempos e uma música da banda sonora, que se chama “Slip side melting” dos For Love Not Lisa…

Frase do dia

"Quando você olha pro abismo, o abismo também olha pra você."

1 de dezembro de 2006

SCP ou SLB ???


Até parece que é de propósito, mas não passa de coincidência. Em dia de feriado, joga-se o sempre espectacular derby Sporting-Benfica. Quer seja na Luz, em Alvalade, no Jamor ou até no estrangeiro, este é o desafio mais tradicional do futebol português, o mais ansiado e espectacular. Sendo o futebol desporto-rei, porque não elevar o conceito e dizermos que hoje joga-se mais um capítulo do "maior espectáculo do mundo". Ai, que nervoso miudinho!! Vou ver o jogo na A.D.C.A. (Associação Desportiva e Cultura do Alveijar), ao menos não corro grandes riscos de me cruzar com um sportinguista.. Até lá! Boa sorte pra nós e vamos ganhar!
Saudações Benfiquistas =)

Mais Borat... from Kazakhstan

Neste hilariante e ultrajante filme, Borat, um importante repórter da Televisão do Cazaquistão, é enviado aos Estados Unidos da América para fazer um documentário sobre o maior País do mundo. (in Público.pt)

Frase do dia.

Prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

(Raul Seixas)